top of page

Projeto Gaffel

Realizado durante primeiro semestre de 2020. A proposta deste trabalho foi criar uma marca inspirada em um dos movimentos artísticos do século XX, trazendo sua essência para os dias de hoje. O movimento escolhido pelo meu grupo foi o Dadaísmo, conhecido por ser critico, contraditório, considerando que algumas coisas eram criadas não para um objetivo funcional, mas sim conceitual. Dessa forma, trouxemos a essência dadaísta para os dias de hoje abordando a "Ignorância em tempos da Pandemia de Covid-19", levando como pontos chave a critica, falta e senso (ignorância) e a ironia da população perante a um assunto tão sério.

Assim foi criada a Gaffel, que ganhou este nome de forma similar ao "Dada" de dadaísmo. Pois, o nome do movimento surgiu com a procura de palavras aleatórias no dicionário francês, no qual ao se depararem com a palavra "dada" (cavalinho de pau -  brinquedo de criança) gostaram de sua sonoridade e estabeleceram como nome de um dos movimentos mais non-sense e anárquicos do século XX. A partir dessa mesma ideia, foram escolhidos os nomes dos produtos.

Já Brådskande é a nossa linha de produtos, que por seguir uma linha critica e irônica de conscientização das pessoas, significa "urgente".

Cada produto tem o objetivo de ser conceitual, e critica um caso diferente ocorrido durante a pandemia no Brasil. Tudo isso pode ser observado através dos moodboards e mapas mentais apresentados nos slides. 

Em suma, três foram criados para a linha Brådskande, sendo elas: 

  • "Tabell": uma mesa de duas pessoas que tem consigo o conceito de distanciamento social. O tampo mede a distancia mínima exigida. Além disso, os dois círculos e a linha simbolizam a conexão entre as duas pessoas sentadas em ambas as pontas da mesa;

  • "Stol": uma cadeira/trono de papel higiênico, relembrando o individualismo e histeria no episódio ocorrido durante a pandemia envolvendo a estocagem de materiais;

  • "Förpackning": embalagem para coisas abstratas. Isto é, emoções que algumas pessoas deveriam sentir, hábitos que poderiam adotar e ações que deveriam praticar.

bottom of page